Durante a abertura da feira Tokyo Game Show (TGS), que ocorre entre os dias 16 e 19 de setembro em Tóquio, no Japão, a Microsoft realizou uma conferência para apresentar seus novos títulos voltados para o mercado japonês. Eles são "Codename d", "Fire pro wrestling", "Steel battalion: heavy armor", "Project draco" e "Haunt.
A maioria dos títulos anunciados utilizam o Kinect, acessório conhecido anteriormente como Project Natalo que captura e leva os movimentos dos jogadores para dentro dos games, dispensando o uso do joystick. Ele chegará às lojas norte-americanas no dia 4 de novembro por US$ 150. O preço do aparelho no Brasil ainda não foi divulgado pela Microsoft.
Um dos destaques da apresentação foi o novo título da série “Steel battalion”. Produzido pela Capcom, o game apresenta uma guerra no ano de 2082, com exércitos utilizando robôs gigantes no confronto. O game utilizará o Kinect para controlar estas máquinas e, de acordo com Keiji Inafune, produtor do título, “o acessório mostra que é possível fazer jogos para gamers hardcore’. Detalhes adicionais sobre o título não foram revelados, apenas que ele deve chegar às lojas no final de 2011.

Uma das surpresas da apresentação foi “Project draco”. Utilizando o Kinect, o jogador vai controlar um dragão voador que deve combater os adversários no ar. O sistema de jogo lembra o clássico “Panzer dragoon”, que é do mesmo diretor de “Project draco”, Yukio Futatsugi. Segundo ele, “o game com o Kinect dará a experiência de voar aos jogadores, além de permitir se comunicar com seu grupo de dragões para criar combates mais eficazes”.

ação com armas inusitadas. (Foto: Divulgação)
Ainda foram apresentados “Codename d”, da Grasshopper, um jogo de ação que em vez de armas utiliza tacos de beisebol pegando fogo para matar os inimigos, e “Fire pro wrestiling”, que utiliza avatares do Xbox 360 e os coloca em um ringue de luta-livre. Ambos usam o Kinect.
Para encerrar a apresentação, o criador do game musical do PlayStation original, Masaya Matsuura anunciou o game “Haunt”. No gênero de primeira pessoa, ele levará os gamers para uma mansão mal-assombra no estilo de desenho animado e, por meio do Kinect, deverão apontar uma lanterna para encontrar fantasmas.
A Tokyo Game Show é a segunda maior feira de games do mundo e a maior do Japão. Para 2010, os organizadores criaram o slogan “um novo capítulo nos games” em referência às novas tecnologias de captura de movimento e jogos em 3D que serão apresentados. Sony e Microsoft mostram suas armas para o mercado japonês, aproveitando a ausência da Nintendo no evento.
